Estudo sobre Apocalipse 8
A
abertura do sétimo selo introduz a próxima série de julgamentos, as sete
trombetas. No Antigo Testamento, usava-se a trombeta para anunciar a guerra (Nm
10:5-9), a mudança do acampamento (Nm 8), as festas (Nm 10:10), e para trazer
julgamento (Js 6:13ss). O soar da
trombeta é um símbolo de poder e autoridade (Êx 19:16). Há um paralelo entre as
sete trombetas e as sete taças dos capítulos 15— 16:
As trombetas
|
Recipiente de
julgamento
|
As taças
|
8:1-7
8:8-9
8:10-11
8:12-13
9:1-2
9:13-21
11:15-19
|
A
terra
O
mar
Os
rios
Os
céus
A
humanidade
O
exército/Eufrates
Nações
em ira
|
16:1-2
16:3
16:4-7
16:8-9
16:10-11
16:12-16
16:17-21
|
Parece
que as sete taças representam uma intensificação do julgamento que segue o das
trombetas. As trombetas pertencem aos primeiros três anos e meio da tribulação.
e as tacas._ao período final, conhecido como "a cólera de Deus"
(14:10;15:7)
1. A preparação
no céu (8:1-6)
A. Silêncio (v. 1)
Essa
é a calmaria que antecede a tempestade; veja Zacarias 2:13; Habacuque2: 20;
Isaías41:1 e Sofonias 1 ;7,14-18. Apocalipse 7:10-12 apresenta uma grande
expressão de louvor das hostes celestiais; aqui, há um silêncio pesado no céu
quando o julgamento está para ser liberado.
B. Súplica (vv. 2-6)
No
capítulo 4, vimos a existência de um santuário celestial; aqui, surge o altar
de incenso, símbolo de oração. Veja Levítico 16:12 e Salmos 141:2. Pode ser que
esse anjo seja Cristo, o Sacerdote divino. As "orações dos santos"
não são dos santos em glória. Em 5:3, não há nenhum homem digno de abrir o
livro, a não ser Jesus Cristo, então por que haveríamos de orar por qualquer
outro nome? Essas orações são do povo de Deus. "Venha o teu reino!"
Esse incenso, em particular, representa o clamor dos mártires (6:9-11; 20:4). Muitas
das orações de vingança de Salmos serão, justamente, usadas pelo povo do Senhor
nesse período de sofrimento intenso. O fogo do altar atirado sobre a terra fala
da ira do Senhor a ser derramada sobre os descrentes. Compare o versículo 5 com
4:5, 11:19 e 16:18 e veja que os trovões avisam a chegada de tempestades. Os
sete anjos estão posicionados para a ação; a seguir, eles, um a um, soam as
trombetas.
II.
A desolação sobre a terra (8:7-11)
O
primeiro julgamento faz paralelo com a sétima praga do Egito (Êx 9:18-26). Há
lógica nessa repetição das pragas dos tempos de Moisés em escala mundial
durante a tribulação, já que, nos tempos passados, o Egito era o centro do
sistema ímpio do mundo. As chuvas de granizo podem causar danos terríveis e,
quando misturadas com fogo, a possibilidade de devastação atinge graus
inacreditáveis. O julgamento da primeira trombeta queimou um terço das árvores
e das ervas verdes da terra. Apocalipse 8— 9 refere-se 8 vezes à "terça
parte". Alguns estudiosos acreditam que isso diz respeito apenas à área
ocupada pelo Império Romano revivido sob o governo do anticristo.
A
segunda trombeta afeta o mar, cuja terça parte vira sangue e mata um terço dos
seres que viviam nele, como também destrói um terço das embarcações. Esse
evento faz paralelo com a primeira praga do Egito (Êx 7:19-21). O objeto em
fogo que cai sobre o mar não é uma montanha real, mas algo "como
que" uma grande montanha. Aqui, talvez, o "mar" seja apenas
o Mediterrâneo, mas é provável que diga respeito a todos os mares do globo
terrestre. A terceira trombeta afeta os rios, deixando suas águas amargas. No versículo
10, apenas Deus conhece a "grande estrela", ele chama as estrelas
pelo nome (Jó 9:9-10). Jeremias profetizou que, um dia, Israel beberia águas
amargas (Jr 9:14-15). Tudo indica que esse amargor das águas persistirá até a
constituição do reino milenar, pois Ezequiel 47:6-9 profetiza que haverá cura
para as águas amargas, conseqüência do julgamento do período da tribulação.
Devemos
entender esses julgamentos de forma literal? Acreditamos que sim. Se, na época
de Moisés, Deus pôde mandar esses mesmos julgamentos sobre o Egito, o que o
impediria de mandá-los sobre o mundo inteiro? Nós conseguimos apenas imaginar
as terríveis conseqüências econômicas oriundas da perda de fazendas, e de
pastagens, e da poluição das águas puras. A humanidade nunca valorizou as
bênçãos da bondade de Deus na natureza. Contudo, os pecadores não se
arrependerão, mesmo quando ele retirar algumas dessas bênçãos (9:20-21).
III.
A agitação no céu (8:12)
O
quarto anjo soa a trombeta e causa uma tremenda calamidade no céu apagando a
luz de um terço dos corpos celestes! Esse é o cumprimento da profecia de Cristo
apresentada em Lucas 21:25-28 (veja também Am 8:9). É interessante notar que Deus
criou os corpos celestes no quarto dia da criação e os apagará no soar da
quarta trombeta. Quais serão as conseqüências disso? O terror cobrirá a terra.
A humanidade sempre temeu os sinais vindos dos céus. Todavia, esse terror não
fará com que os homens se arrependam. O primeiro julgamento devastará a vida
vegetal, e o encurtamento dos dias tirará a luz solar da vegetação. Jesus disse
que, no período da tribulação, a abreviação dos dias significaria o salvamento de
vidas (Mt 24:22). Contudo, é fácil imaginar que o pecado, o crime e o terror
governarão as ruas das cidades com a abreviação dos dias, e nesse período as
noites serão mais escuras que nunca. "Quem pratica o mal odeia a
luz!" (Jo 3:19-20, NVI). A humanidade jamais viu uma onda de crimes como
essa que assolará a terra.
IV.
A proclamação do anjo (8:13)
Esse
anjo é um mensageiro de Deus que alerta o mundo de que os três julgamentos
seguintes serão ainda piores! Pensaríamos que os homens prestariam atenção em
Deus e se arrependeriam, mas não é esse o caso.
Em
3:10, 6:10, 11:10, 13:8, 13:14, 14:6 e 1 7:8, também encontramos referência aos
habitantes da terra. Ela não se refere aos que moram sobre a terra, mas
aos que vivem para
a terra.
Eles são "terrenais" — pessoas que rejeitam o céu e a Cristo pelos
confortos deste mundo. Filipenses 3:18-20 descreve-os com perfeição. Êxodo
descreve-os como um "misto de gente" que deseja os alimentos do Egito
e rejeita o maná do céu. Essas pessoas passarão pela tribulação (Ap 3:10) e
serão responsáveis pela morte dos santos de Deus (Ap 6:10). Eles se regozijarão
com o assassinato das duas testemunhas do Senhor (11:10); todavia, em contraste
a isso, observe o regozijo do céu com a expulsão de Satanás (12:12)! Apocalipse
13:8 deixa evidente que esses habitantes da terra adorarão a besta, uma
indicação de que rejeitarão totalmente a Cristo. Eles acreditarão na mentira ao
rejeitar a Verdade. Toda
alma deve responder à pergunta: Minha cidadania é celestial ou pertenço apenas
a este mundo?
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